People Counter com Remoção de Funcionários: Entenda as vantagens

29 de dezembro de 2020

Matheus Ladvig Budelon – 
Engenheiro pela UFRGS (BR) e pelo Institut Mines Télécom (FR) e Sócio-fundador da AlterVision

Resume aí:

O poder de acompanhar a taxa de conversão da loja já não é mais novidade, este indicador fornece a capacidade da loja em converter entrantes em clientes. Para ficar clara a sua importância, façamos uma analogia com o futebol: um jogador do ataque é considerado certeiro justamente se converte em gol a maioria dos chutes ao gol. Logo, medir a taxa de conversão de sua loja ao longo do tempo é conhecer a sua capacidade em transformar possíveis clientes em clientes.

Como medir taxa de conversão


Mas como medir a taxa de conversão? Primeiramente, necessitamos de duas informações: conhecer quantas pessoas compram e também deve-se conhecer quantas pessoas entram na loja. A primeira informação está disponível no seu software de vendas, quase todo o varejista tem acesso a ela. No entanto, conhecer quantas pessoas entram na loja é um desafio. Existem algumas soluções possíveis:

 

1) Pedir para algum colaborador para contar manualmente

2) Utilizar algum serviço através de Wi-Fi/Bluetooth

3) Aplicar algoritmos de Visão computacional

 

Vamos analisar as soluções possíveis:

A solução 1 foi uma solução muito utilizada antigamente por períodos de tempo limitados. No entanto, o funcionário não está presente todo o tempo e também tem-se a variabilidade humana como erros e distração, além obviamente do custo que é o maior entre todas as soluções. 

A solução 2 também já foi bastante utilizada, mas apresenta problemas, pois as pessoas devem estar com seu Wi-Fi/Bluetooth ativado, e mais recentemente os novos celulares estão criptografando esta informação para não ser possível nenhuma troca de informação. 

A solução 3 através de visão parece ser a mais indicada na resolução do desafio. Pois esta solução utiliza câmeras para detectar pessoas, acompanhar seu movimento e permite excluir funcionários da contagem, além disso utilizamos a infraestrutura já existente na loja.

Solução da AlterVision

Como a AlterVision resolve este desafio? Primeiramente, utilizamos as câmeras de monitoramento do estabelecimento para contar o fluxo sem necessitar de nenhuma instalação complementar, além disso os algoritmos de IA utilizados melhoram sua acurácia com o passar do tempo. Um outro detalhe do sistema extremamente importante: a AlterVision através de seus algoritmos de IA não conta funcionários, ou seja, conta-se de fato apenas os clientes que entram na loja. Esta exclusão de funcionários entrega uma acurácia única já que o sistema se atém a contagem de clientes e não de funcionários. 

O estudo de analytics no varejo físico é de extrema importância tanto quanto no varejo online. No entanto, as soluções disponíveis no mercado no que tange analytics diferem muito em acurácia e confiabilidade. Na AlterVision, temos a certeza que o nosso produto oferece aos varejistas o mais avançado sistema de analytics indoor disponível no mercado em termos de completude e acurácia, entregando valor com um sistema 100% cloud. 

Em resumo, a AlterVision fornece um indicador 100% digital sem necessitar de nenhuma instalação, além disso um indicador com acurácia única!

Dica:

Sempre que contratar um serviço novo para sua loja, como por exemplo, um software ou uma consultoria, calcule o ROI (return on investment). Isto permite comparar o preço do produto com o valor gerado por ele. Por exemplo, avalie se contratar um software de contagem de fluxo aumenta o ticket médio da loja. 

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