Qual segmento de loja converte mais visitantes em vendas? Veja os dados de mercado.

Como se estabeleceu o ranking

A taxa de conversão é uma das principais métricas do varejo, tanto no varejo físico quanto no varejo online. Desde os primórdios do e-commerce esse foi um dos principais fatores de avaliação da qualidade do site e rapidamente benchmarks de conversão se estabeleceram para múltiplos segmentos de produtos. 

O varejo físico por sua vez exige que para se calcular a taxa de conversão se tenha conhecimento do fluxo de clientes, o que necessita de um contador de fluxo acurado com funcionalidades como exclusão de colaboradores e contagem de intenção de compra e não apenas o fluxo de pessoas que entra na loja.

Base de dados da AlterVision

A AlterVision é uma das maiores fornecedoras de contagem de fluxo da América Latina e com seu software de contagem de fluxo com funcionalidades únicas como exclusão de colaboradores, pessoas repetidas e contagem de intenções de compras conseguiu levantar uma base de dados, em diversos segmentos do varejo, da proporção do número de pessoas que entram em uma loja física e quantas de fato exercem a compra. Os valores da tabela abaixo apresentados foram estimados usando-se dados do ano de 2023.

Esperamos que com as novas tecnologias que diminuem o atrito da loja física e melhoram a experiência do cliente tenhamos a taxa de conversão com tendência de aumento nos próximos anos.

Indicadores

Segmento
Taxa de conversão
Calçados
27%
Vestuário e Moda
25%
Home Center e Construção
48%
Beleza e Perfumaria
34%

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