Saber o número de visitas de clientes para o varejo é de extrema importância para entender a performance de vendas. Atualmente, existem diferentes formas de contar o fluxo de pessoas em ambientes físicos.
O varejo está em constante evolução e havendo mais de uma forma de resolver uma dor do mercado acaba-se criando algumas dúvidas:
– Como se diferem as tecnologias de contagem de fluxo?
– Qual a maneira mais exata de contar o fluxo de clientes?
– Qual dos métodos de contagem traz o melhor custo benefício?
Como se diferem as tecnologias de contagem de fluxo?
Falando de automatização de contagem de fluxo de pessoas existem quatro principais tecnologias:
– Contador por Wi-Fi.
– Câmeras 2D sobre as entradas;
– Câmeras 3D;
– Inteligência artificial ligada a câmeras de segurança orientadas para as portas de entrada;
O contador por Wi-fi ainda pode ser encontrado em alguns empreendimentos, mas é cada vez menos utilizado. Isso porque ele depende do wi-fi estar habilitado nos celulares dos clientes e aparelhos mais modernos possuem funcionalidades que embaralham a contagem (randomização do endereço MAC).
Já as câmeras 2D são sensores sobre as portas de entrada. Geralmente usam visão computacional para reconhecer o movimento de um objeto que entra e sai do estabelecimento e cobre cerca de 2 a 2,5 metros de entrada. Para contratar, adquirem-se sensores da contratada que ficam em comodato e paga-se uma mensalidade para o uso da ferramenta.
Os sistemas de câmeras 3D consegue analisar a profundidade da imagem o que permite aplicar um filtro de altura para fazer a contagem. Um pouco mais eficiente que o método anterior. Para contratar é da mesma forma, adquire-se as câmeras 3D em comodato e paga-se uma mensalidade.
Diferente das demais empresas do ramo no Brasil, a AlterVision usa inteligência artificial para a detecção de pessoas através das câmeras de segurança. E para otimizar a assertividade do dado, a inteligência pode excluir pessoas que passam repetidamente ou até aprender o uniforme da empresa e excluir o fluxo de funcionários. Para contratar, basta fazer a integração do sistema da AlterVision com as câmeras de segurança que cobrem a entrada e paga-se uma mensalidade.
Qual a maneira mais exata de contar o fluxo de clientes?Considerando a forma de análise para gerar o fluxo de pessoas, a melhor solução é utilizar inteligência artificial. Por isso, a AlterVision, depois de já ter trabalhado com sensores, desenvolveu um sistema capaz de diferenciar seres humanos de objetos em movimento.
Apenas a detecção de pessoas já traz um dado mais assertivo quando se trata de contagem de fluxo, mas a Altervision também trabalha com a eliminação do fluxo de pessoas repetidas e de funcionários que utilizam uniformes. Deste modo, pode-se dizer que a AlterVision não fornece o fluxo de pessoas, mas sim o fluxo de clientes.
Qual dos métodos de contagem traz o melhor custo benefício?
Sensores de porta, câmaras verticais e câmeras 3D necessitam de grande investimento inicial, uma vez que há necessidade de pagar pelo equipamento e instalação. Fora esse investimento, paga-se a mensalidade para continuar tendo o uso da ferramenta.
Com a AlterVision é aproveitado a infraestrutura de câmeras de monitoramento pré-existente dos clientes, não havendo necessidade de investimento inicial e é pago a mensalidade pelo uso do software.
Deste modo, a melhor forma de fazer a contagem do fluxo de clientes é com a AlterVision. Que oferece o melhor serviço pelo melhor preço.
Ficou com alguma dúvida?
Ficou com alguma dúvida ou deseja transformar a câmera de segurança da sua loja em um sistema de contagem de clientes?
Entre em contato que faremos uma avaliação gratuita da sua infraestrutura de câmeras!