O varejo físico está em plena transformação. Com a digitalização acelerada e a força do e-commerce, aumentar a eficiência e oferecer experiências únicas ao cliente nunca foi tão crucial. Nesse cenário, recentes parcerias como a Verifone e PopID — deixam de ser tendência futurista e passam a representar vantagem competitiva imediata.
A Verifone uniu-se à PopID, especialista em software biométrico, para desenvolver módulos que permitem autenticação por reconhecimento facial e leitura da palma da mão. Essa tecnologia possibilita que consumidores realizem pagamentos e acessem programas de fidelidade com um simples sorriso ou movimento da mão.
A tecnologia de reconhecimento facial aplicada a pagamentos permite reduzir atritos na finalização da compra e elimina qualquer dependência de cartões físicos ou smartphones. De acordo com a Juniper Research, o volume total de transações biométricas crescerá 383% até 2027.
A tecnologia de biometria facial já está sendo adotada no Brasil por diversas redes de varejo. A rede mineira de supermercados D’Ville, por exemplo, foi pioneira ao implementar a solução da Payface em todas as suas unidades, permitindo que clientes realizem pagamentos apenas com o rosto.
Além disso, a Verifone anunciou planos para lançar sua solução de biometria facial no mercado brasileiro nos próximos meses, acoplando câmeras com sensores de reconhecimento, estendendo as possibilidades de pagamento do consumidor.
Apesar do potencial, a biometria facial exige atenção a temas regulatórios e culturais. O GDPR na Europa e a LGPD no Brasil estabelecem diretrizes claras sobre consentimento e tratamento de dados pessoais.
Estudos mostram que 60% dos consumidores brasileiros têm preocupações em fornecer dados biométricos Portanto, além da tecnologia, é essencial construir uma narrativa de transparência e segurança, garantindo que o cliente perceba o valor agregado em rapidez, personalização e confiabilidade.
A adoção de tecnologias integradas ao uso de câmeras com inteligência artificial é realidade em diversas atividades de lojas: prevenção de perdas e controle de estoque, análise de filas e checkout inteligente além do uso para contagem de fluxo, sistema que apenas a AlterVision utiliza no Brasil.
Integrar câmeras já existentes em loja ao ERP com IA gera dados e insights preciosos para a tomada de decisão rápida, entregando dados de fluxo e taxa de conversão em tempo real na tela do celular.
Executivos que souberem conectar tecnologias como estratégia de dados estarão à frente na jornada de transformação do setor. Se você deseja entender como transformar sua operação em um hub de inteligência de dados para varejo, conheça mais a AlterVision.